Ecomais

Endereço

Rua Sá Andrade, 379
Varadouro, João Pessoa / PB

Ligue agora

(83) 4141-1665
(83) 98831-5503

A importância de manter sua caixa d´água e sua sisterna limpas

Ecomais

 

Depender exclusivamente da frequência com que a água potável fornecida pelas companhias vêm até nós, não é nada seguro, por este motivo, os reservatórios de água, são itens indispensáveis na nossa casa. Chamados popularmente como “cisternas” ou “caixas d’água”, os receptáculos de água mais comuns, podem ser feitos de concreto, poliéster com fibra de vidro, alvenaria, aço inox e polietileno, sendo este último, um dos mais utilizado hoje no mercado, devido a sua resistência, maleabilidade e menor peso em comparação com outros tipos de material. De acordo com a resolução RDC nº 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é recomendado o uso de reservatórios de água que contenham rachaduras, vazamentos ou infiltrações.

Normalmente, as caixas d’água são armazenadas na parte de cima da casa, no entanto, é preciso que a água chegue com força suficiente para subir pela encanação. Principalmente para aqueles que possuem cisternas ou reservatórios subterrâneos, as bombas de água, tendem a ser a melhor opção, pois permitem que a água chegue com mais rapidez e eficiência. O uso da boia para caixas d’águas também é algo a se considerar, sendo útil para evitar o desperdício de água, caso não haja controle sobre o tempo de preenchimento do reservatório.

Todas essas informações são ótimas referências para não passarmos nenhum perrengue com a falta de água, contudo, um ponto super importante merece atenção especial. Os cuidados com a higiene e a manutenção dos reservatórios de água são fundamentais para manter sua saúde e das pessoas em seu convívio. É uma necessidade periódica, pois com o tempo, o acúmulo de larvas de mosquito e outros tipos de insetos, plantas, microrganismos e até mesmo matéria orgânica torna-se mais propício. Vale ressaltar que, algumas bactérias e protozoários podem se instalar, provocando doenças como: leptospirose, febre tifóide e gastroenterite.

Muitos se perguntam sobre a frequência com que os reservatórios de água precisam ser limpos. A resposta é simples: depende. Tudo irá variar de acordo com as mudanças do ambiente, a localização do receptáculo e se o mesmo é mantido dentro das condições ideais. Se a caixa de água estiver minimamente desprotegida, em um recinto com livre circulação de animais, exposto à chuva e a poeira, por exemplo, é necessário que a limpeza seja feita pelo menos mensalmente. Em contrapartida, seguindo alguns requisitos básicos, a caixa d’água pode ser devidamente higienizada a cada 6 meses.

Quais seriam estes requisitos básicos necessários? Listamos aqui, pequenos atos que podem ser feitos para evitar o contato de impurezas com a água do seu reservatório, fazendo com que dure mais tempo sem o risco de contaminação:

  • manter a caixa d’água ou cisterna, tampada e vedada;
  • não colocar peso em cima da tampa, evitando danos e o rompimento do material;
  • jamais beber água diretamente do reservatório ou deixar que algum animal faça o mesmo;
  • manter a área onde está localizado o receptáculo sempre limpa.

Uma vez que estes cuidados essenciais são aplicados, ao fazer a limpeza semestral (a cada 6 meses), você deve estar se perguntando como a limpeza é feita, certo? O ideal é que seja feita por profissionais especializados, pois são aplicados produtos tanto para a higienização, quanto para garantir que a água esteja livre de impurezas que poderão se instalar através da encanação.

Caso não seja possível contar com a ajuda especializada, o reservatório precisa primeiramente ser esvaziado. Durante o processo de esvaziamento, toda a água que sobrar abaixo do nível, deve ser retirada juntamente com os resquícios de areia e outras impurezas que se formam com o tempo. O acabamento da limpeza pode ser feito com um pano úmido limpo e após sua caixa estar brilhando novamente, poderá ser preenchida com a água. Caso queira, poderá ser diluído 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água. Uma vez executado este procedimento, é preciso esperar 2 horas sem que a água da caixa seja utilizada para qualquer fim.

Como podemos ver, manter os cuidados essenciais e a higiene de cisternas e caixas d’água é extremamente simples! Esperamos que as dicas e informações trazidas aqui, tenham sido úteis para você.

 

Quer saber mais sobre saúde, bem estar e controle de pragas? Siga o nosso perfil no Instagram @ecoservsaudeambiental e receba novas dicas e informações.

 

Até logo!

Deixe um comentário

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?