Ecomais

Endereço

Rua Sá Andrade, 379
Varadouro, João Pessoa / PB

Ligue agora

(83) 4141-1665
(83) 98831-5503

Arboviroses: Doenças Causadas por Mosquitos

Ecomais

Sabemos que os vírus estão presentes em quase todos os locais e condições climáticas. Além de sua adaptação a ambientes extremos, as enfermidades adquiridas através do contágio viral, estão sujeitas a mutações constantes, como forma de resistência e melhoramento genético do próprio vírus. Esses processos, aumentam drasticamente as chances de contaminação e de destruição das células do corpo do indivíduo.

O contágio pode ocorrer por meio de diversos veículos propagadores do vírus, como pombos, morcegos, mosquitos, e o próprio ser humano. Naturalmente encontrados nas regiões tropicais e subtropicais do planeta, os mosquitos em particular, carregam consigo, uma grande variedade de tipos diferentes de vírus, podendo abrigar mais de um tipo dentro de uma mesma espécie. Trazendo aqui, este recorte específico, falaremos um pouco sobre as arboviroses, incluindo definição, variações, sintomas, tratamento e prevenção.

 

DEFINIÇÃO E VARIAÇÕES

Arboviroses são doenças provocadas por arbovirus, um grupo característico de vírus que abrange enfermidades como dengue, chikungunya e zika. Seu principal veículo transmissor é o mosquito aedes aegypti. Cada doença se comporta de maneira diferente, tanto no quesito dos sintomas, quanto no tratamento. De acordo com o manual de arboviroses da Universidade Federal do Pernambuco e das Secretarias de Saúde do Rio Grande do Sul e do Paraná:

 

SINTOMAS

A dengue pode ser identificada pelos sintomas de febre acima de 38º de 4 à 7 dias, manchas na pele a partir do 4º dia entre 30% e 50% dos casos, dor muscular frequente podendo adquirir leves dores nas articulações e coceiras leves. Após o 3º ou 4º dia, a adição de dores abdominais fortes, pele pálida, fria e úmida, sangramentos pelo nariz, boca e gengivas, dificuldade respiratória e queda da pressão arterial, podem sinalizar um caso de dengue hemorrágica.

No caso da chikungunya, a febre com 38º de 2 à 3 dias, as manchas na pele entre o 2º e o 5º dia em 50% dos casos, fortes e frequentes dores nas articulações, baixas dores musculares e menos frequentes, conjuntivite e coceira leve em cerca de 30% dos casos, estão entre os principais sintomas.

Diferentemente das anteriores, o zika vírus não apresenta quadros intensos de febre, por outro lado, surgem manchas na pele entre o 1º e 2º dia em mais de 90% dos casos, acompanhadas de dores moderadas nos músculos e nas articulações, tanto na intensidade, quanto na frequência, além de coceira e conjuntivite variando entre 50% e 90% dos casos.

É válido ressaltar que a febre amarela também pode ser considerada como arbovirose, entretanto, devido aos sintomas e o combate à doença se diferenciarem das demais, é elucidada de modo separado. Neste caso, os sintomas são resumidos à febre, dores de cabeça, náuseas e vômito, mas levando em consideração a dificuldade de um diagnóstico rápido e preciso, pode apresentar pele amarela, dor abdominal intensa, sangramentos no sistema digestivo, na pele ou através da urina, chegando a ocasionar falência renal em casos mais graves.

 

TRATAMENTO

O tratamento é comum a quase todas elas, exceto a febre amarela. No caso da dengue, chikungunya e zika, por não existir tratamento específico, recomenda-se a hidratação constante e o uso frequente de analgésicos, antitérmicos ou corticóides. Em casos mais extremos, acompanhamento médico hospitalar monitorado, com medicamentos que possam interromper as hemorragias. A dengue possui vacina preventiva e no caso da chikungunya, as doses ainda estão em fase de testes. A febre amarela pode ser tratada por meio de uma dose única da vacina, disponível nas unidades de saúde em todo o território brasieleiro.

 

PREVENÇÃO

            Prevenir qualquer uma das arboviroses é muito fácil. Basta evitar o acúmulo de água parada em qualquer superfície na sua casa, manter caixas d’água limpas e fechadas o tempo todo, fechar ralos que não são utilizados com frequência colocando neles uma proteção, manter ambientes externos da casa livres do acúmulo de lixo e proteger-se com repelente e o uso de barreiras físicas como mosquiteiros e telas de proteção.

Deixe um comentário

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?