Ecomais

Endereço

Rua Sá Andrade, 379
Varadouro, João Pessoa / PB

Ligue agora

(83) 4141-1665
(83) 98831-5503

Conheça as principais pragas

Trabalhamos com o controle e prevenção de pragas

As pragas fazem parte do nosso cotidiano, por se encontrarem em diversos lugares, como casas, trabalho, espaços de turismo etc. Elas podem trazer diversos prejuízos para a nossa vida, desde o desconforto por acabarem com as roupas, no caso das traças, como também, são as principais causadoras de doenças infectocontagiosas. Por isso, é tão importante você conhecer os tipos de praga e como elas atuam.

Ecomais

Aranha

Atualmente, são conhecidas cerca de 40 mil espécies de aranhas. Elas têm o corpo sustentado e protegido por uma carapaça externa, composta por uma substância chamada quitina. Essa proteção evita que o animal perca água, permitindo-o sobreviver em ambientes variados. Uma infestação de aranha, além de indicar algum desequilíbrio ambiental, demonstra um verdadeiro risco à saúde. Os efeitos da picada deste animal diferem de acordo com cada espécie, mas podem ser simples, como vermelhidão e inchaço, ou mais graves, como choque anafilático, diminuição da pressão e até mesmo a morte. Daí então, se mostra necessário o controle e prevenção desse animal, principalmente em ambientes cotidianos, como casas e escritórios.

Barata

São pragas urbanas transmissoras de doenças tradicionalmente conhecidas pelos seres humanos. Tais como; salmoneloses, micoses, giardíase, diarreias, gastroenterite entre outros. Além disso, são vetores que transportam microrganismos disseminadores de patologias, tais como bactérias, vírus e fungos que podem se alojar na praga contaminando os alimentos. Também, as suas fezes e secreções podem causar alergias e outras doenças desconfortáveis. O seu controle é executado através da pulverização, com inseticidas líquidos e em pó em áreas externas e internas.

Ecomais
Ecomais

Cupim

Os cupins são considerados como pragas urbanas pelo fato de causarem prejuízos, destroem vários objetos de madeira e outros materiais em busca de alimento. Ele parece ser inofensivo, mas na verdade, tem um alto poder de destruição.

Escorpião

O escorpião é um animal pequeno, que tem uma das picadas mais dolorosas e venenosas e, em alguns casos, pode até matar. Considerada uma praga noturna que prefere locais úmidos, quentes e escuros, longe da luz do sol, como por exemplo oco de árvores, sob pedras e restos de material de construção, caixa de esgoto, dentro de sapatos, debaixo de móveis, dentro de armários e outros lugares que possam oferecer abrigo e proteção. É importante que seja feito o controle preventivo dessa praga, assim, diminuirá o número de acidentes e, consequentemente, a mortalidade de pessoas através da picada.

Ecomais
Ecomais

Formiga

A presença de formigas em um ambiente representa um sério problema, já que podem carregar microrganismos como fungos, vírus e bactérias em seu corpo, podendo provocar em nós diarreia, disenteria, cólera, entre outras doenças. Elas são sociais e vivem em colônias, elas podem fazer o seu lar sob azulejos, pisos, batentes de portas, em cavidades de troncos de árvores e ou diretamente no solo.

Mosca

As moscas são vetores de inúmeras doenças infecto-contagiosas, uma vez que quando pousam sobre o alimento, contaminam através do contato das patas e da saliva, pois elas carregam em seus corpos agentes patógenos que provocam as doenças. Tais doenças como: febres tifoides, cólera, salmoneloses, disenteria por bacilos, tuberculose e vermes parasitas. O tratamento desses vetores para controle é feito através de uma vistoria minuciosa, é identificado a causa raiz da infestação e definido o plano de ação.

Ecomais
Ecomais

Pulgas

São insetos parasitas que se alimentam de sangue, normalmente em cães e gatos, mas também podem picar e se alimentar do sangue humano. Este parasita pode ocasionar diversos problemas de saúde: desde dermatites alérgicas até transmissão de viroses, vermes e doenças como a peste bubônica, tularemia e salmonelose. Por isso, é tão importante realizar um trabalho preventivo, principalmente em ambientes com animais domésticos, para que assim não sejam afetados os animais nem os seres humanos.

Carrapato

Os carrapatos são pequenos parasitas que se alimentam de sangue. Muito comuns em cães e gatos, propagam uma série de doenças causadas por vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos, e são bastante perigosos para a saúde de animais e humanos.

Ecomais
Ecomais

Muriçocas

As muriçocas são insetos altamente adaptados às condições urbanas. Eles vivem conosco todos os dias. Eles parecem ser inofensivos, mas não são nem um pouco. Eles têm zumbido irritante, não fazem você adormecer à noite e sua picada coça, às vezes, fica dolorida. Além desses inconvenientes, eles também disseminam doenças como malária, febre amarela, dengue, vírus Zika e chikungunya.

Ratos

Os ratos são os principais transmissores de leptospirose, peste bubônica, peste negra, tifo, febre da mordedura, pulgas, sarnas e micoses, entre as pragas. Pela forma com que atuam nos ambientes, o tratamento de rato não pode ser de aplicação única, deve ser feito de forma contínua, colocando várias iscas em locais estratégicos.

Ecomais
Ecomais

Traças

As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Geralmente são encontradas em guarda-roupas, estantes de livros ou em espaços que se armazenam muitas coisas que não são usadas, daí então, elas danificam, não necessariamente causando danos à saúde. É importante destacar que o controle dessa praga não é algo comum, precisando ter um tratamento específico.

Manejo de pombos

Os pombos parecem pássaros amigáveis, mas causam muitos danos à saúde humana. Aproximar-se deles é muito perigoso. São de fácil disseminação e, devido às doenças que podem transmitir (principalmente pelas fezes), mas também danos ao patrimônio público e privado, é considerada uma praga urbana.

Essas aves não podem ser eliminadas – proibido pela legislação do IBAMA, mas podem ser controladas por meio de obstáculos físicos, como instalação de equipamentos de difícil aterrissagem e a construção de ninhos, além de cuidados simples de saúde (como retirada de ninhos de pássaros). Essas ações farão com que os pássaros se mudem para outro lugar.

Ecomais

Livre-se desses problemas e colabore para a saúde ambiental do seu local.

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?